Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    São Bartolomeu Vivo

    Inaugurado Viveiro do Projeto São Bartolomeu Vivo em Cristalina

    A Solenidade de Inauguração do Centro de Recuperação Ambiental (CRA) do Baixo São Bartolomeu – Viveiro do Cerrado aconteceu na manhã dessa sexta-feira (09), na cidade de Cristalina/GO. A iniciativa faz parte do Projeto São Bartolomeu Vivo, que visa à recuperação de 500 hectares de áreas degradadas às margens da Bacia. Estiveram presentes na solenidade de inauguração o presidente da Fundação BB, Jorge Streit; o coordenador da Rede Terra, Luiz Carlos Simion; o representante do BNDES, Joselito Bonifácio; o secretário do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Villela, o representante do prefeito de Cristalina, Carlo Alberto Sponchiado, o presidente da Câmara de Vereadores de Cristalina, Olivar Caetano de Souza; o representante da Funatura, Irving Silveira; o representante do Ipoema, Cláudio Rocha dos Santos; representante do Instituto Federal de Brasília, Antônio José Pacheco; Presidente do Comitê de Bacia do Rio Paranaíba, Paulo Salles; a gerente do BB, Maria Mazilda Costa; representante da Comunidade Rural Líder, participante do projeto, João Nunes; representante do hotel Catavento, que disponibilizou a área para a construção do Viveiro, Cristina Figueiredo; agricultores e moradores das comunidades; funcionários da Fundação BB e do Banco do Brasil e alunos do Instituto Federal de Brasília.

    O presidente da Fundação BB, Jorge Streit, falou sobre a importância do Projeto e do quanto é gratificante para a instituição a participação de agricultores e de toda a comunidade que mora às margens do Rio. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na ocasião e durante o evento também foram entregues os certificados “Amigos do Rio São Bartolomeu Vivo” aos produtores rurais das cidades de Cidade Ocidental, Luziânia e Cristalina que já haviam recebido mudas nativas do Cerrado e reflorestado trechos do rio que passam por suas propriedades.

    O coordenador da Rede Terra, parceiro da Fundação BB nessa ação, Luiz Carlos Simion, agradeceu a presença de todos no evento e o apoio do poder público dos municípios da região para a materialização do projeto. “Nesta manhã aqui em Cristalina, inaugurando esse Viveiro, estamos mostrando que a água é um elemento que unifica  as pessoas, que unifica as diferenças. As pessoas precisam de água para suas necessidades básicas,  os agricultores precisam de água para produzir  e as cidades precisam dos alimentos produzidos no campo”, disse.

    A Bacia é dividida em alto São Bartolomeu, composto pelas regiões administrativas de Planaltina, Sobradinho e Paranoá; médio, por São Sebastião, no DF; e baixo, composto pela Cidade Ocidental, Luziânia e Cristalina em Goiás.  Este é o terceiro CRA inaugurado pelo Projeto, que já implantou viveiros no Alto (Planaltina/DF) e no Médio São Bartolomeu (São Sebastião/DF). O viveiro de Cristalina tem capacidade de produzir 75 mil mudas por ano.  O Projeto Rio São Bartolomeu Vivo é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) executado com a parceria de organizações ambientais não-governamentais como a Funatura, Ipoema, Rede Terra; e instituições públicas como o IFB (Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina). Uma das metas do Projeto, que começou em março de 2010, é o plantio de 1 milhão de mudas nativas do Cerrado ao longo de toda a Bacia do Rio São Bartolomeu, bem como  a recuperação de 500 hectares de áreas degradadas do Rio. O Projeto envolverá cinco mil pessoas, direta e indiretamente, de 19 comunidades.

     

    http://www.fbb.org.br/reporter-social/noticias/fundacao-bb-e-parceiros-inauguram-mais-um-viveiro-do-projeto-sao-bartolomeu-vivo-1.htm

    Publicado em 12/12/2011

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30