Com vigência de 36 meses, o acordo busca promover a troca de conhecimentos e a construção conjunta de soluções em prol do Cerrado
Executora do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e a Superintendência de Gestão Integrada da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD-GO) estabeleceram um importante Acordo de Cooperação Técnica.
A iniciativa tem como foco o intercâmbio de experiências, informações e tecnologias entre o Governo de Goiás e a equipe executora do projeto. A intenção é promover a recomposição da vegetação nativa em áreas degradadas em unidades de conservação estaduais e desenvolver estratégias colaborativas para viabilizar a ampliação da restauração ecológica em propriedades rurais.
Coordenadora do Projeto Águas Cerratenses, Alba Cordeiro falou que esta parceria contribui para o melhor desenvolvimento da execução do projeto. “Nós entendemos a importância que é trabalhar em parceria. Através da cooperação técnica, espera-se fortalecer a cadeia de produção de sementes nativas e expandir a restauração ambiental em áreas degradadas, contribuindo para a conservação do bioma Cerrado”.
Acordo de Cooperação Técnica
Com vigência de 36 meses, o Acordo busca promover a troca de conhecimentos e a construção conjunta de soluções para impulsionar a restauração ecológica no Estado de Goiás.
Essa parceria estratégica entre a SEMAD e a RSC representa um importante passo na busca por soluções colaborativas para a conservação e restauração do Cerrado, contribuindo para a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável do estado de Goiás. A formalização da parceria está registrada sob o processo 202300017004094.
Águas Cerratenses: Semear para Brotar
O Projeto “Águas Cerratenses: Semear para Brotar” tem como foco o fortalecimento da cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar, bem como a sensibilização e envolvimento das propriedades rurais. Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, visa restaurar, por meio do método de plantio denominado semeadura direta, cerca de 600 hectares de Cerrado até 2024.
Publicado em 14/07/2023