Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC e Associação Cerrado de Pé mobilizam doações para ajudar famílias kalungas atingidas pelas chuvas no Vão do Moleque

     

    A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e a Associação Cerrado de Pé (ACP), iniciou nesta quarta-feira, 29, a campanha “SOS Vão do Moleque”, que tem como foco ajudar as famílias da comunidade Kalunga do Vão do Moleque, que foram atingidas pelas fortes chuvas que caem em Cavalcante (GO) e região. Os interessados em participar da campanha poderão fazer doações de alimentos não perecíveis, água potável, materiais de limpeza e higiene. Em Brasília, os donativos podem ser entregues no Encontro à Mineira (SCRN 714/715, Bloco F, 50), de segunda a sábado das 11h às 23h.

    Ao lembrar que boa parte dos coletores de sementes nativas que integram a Associação Cerrado de Pé vivem no Vão do Moleque, o Diretor de Restauração da ACP, Claudomiro de Almeida explica que com as chuvas intensas, erosões nas estradas e queda das pontes as famílias encontram-se ilhadas e que os itens arrecadados serão entregues assim que possível. “Nós estamos vendo a viabilidade de ajudar estas famílias, uma vez que neste momento o acesso está inviável. Mas, vamos seguir com a arrecadação e assim que possível levar tudo que for arrecadado para dar o mínimo de apoio às famílias da comunidade”, acrescenta Claudomiro.
    De acordo com a prefeitura de Cavalcante, pelo menos seis pontes foram levadas pela água. Com a enchente a rodovia GO-118 foi parcialmente destruída e está interditada o que tem impossibilitado o resgate por terra. Cerca de 400 famílias no Vão do Moleque e Vão das Almas esperam por ajuda.

    Morador do Vão do Moleque, o vice-presidente da ACP, Emivelton Fernandes, conhecido por todos como Ni, relatou que as perdas estão sendo progressivas. “Nós perdemos a principal fonte de subsistência que são as plantações nas roças. As plantações de mandioca já apodreceram, os canaviais talvez aguentam mais um pouco. As casas estão sendo invadidas pela água”, detalhou.


    As doações via pix podem ser feitas para a Associação Quilombola Kalunga (AQK) através do CNPJ: 04 075 938 0001 21.

     

    Serviço:


    SOS Vão do Moleque
    Doe o que puder:
    Água;
    Roupas;
    Materiais de limpeza;
    Alimentos não perecíveis.

    Ponto de arrecadação em Brasília: Encontro à Mineira (SCRN 714/715, Bloco F, 50).

    Publicado em 29/12/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30