Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC e ACP promovem oficina para criação de equipamentos que serão utilizados na coleta e beneficiamento de sementes

    Foto: Luana Santa Brígida

    A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e a Associação Cerrado de Pé (ACP), realizam dos dias 27 de junho a 02 de julho, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), a Oficina de Cocriação de Tecnologias para Coleta e Beneficiamento de Sementes. O curso visa o desenvolvimento de tecnologias para a coleta e beneficiamento de sementes, por meio de um processo de colaboração que envolve coletores, profissionais que atuam na restauração e em pesquisas com sementes nativas. As atividades que estão sendo realizadas buscam apresentar soluções e desenvolver equipamentos de baixo custo que tornem os processos de coleta e beneficiamento de sementes mais eficientes e com maior valor agregado.

    Vice-presidente da RSC, Anabele Gomes explicou que as ferramentas auxiliam nas coletas, melhoram as condições de trabalho, otimizam tempo, o que resulta em maior rendimento das atividades. “O desenvolvimento de ferramentas que permitam a coleta de sementes de gramíneas de menor altura, por exemplo, evita que o coletor precise se abaixar inúmeras vezes. Com o trabalho mais ergonômico e menos cansativo, o rendimento pode aumentar e o tempo de trabalho que pode ser melhor aproveitado em processos de limpeza das sementes coletadas. Assim espera-se um aumento da produtividade, volume e qualidade de sementes nativas para restauração no mercado. Mas acredito que este é apenas um, dentre os diversos que serão debatidos”, exemplificou a bióloga.

    Ministrado pelo Instituto Invento de Tecnologias Apropriadas para Sustentabilidade, Oda Scatolini, coordenador da Oficina e diretor Executivo da Invento, pontuou que no primeiro dia do curso o objetivo analisar e definir com os participantes quais são os principais desafios partindo do foco em tecnologias para coleta e beneficiamento de sementes para restauração. “Com esta conversa conseguimos identificar o que é prioritário, mais viável dentro desse tempo, dos recursos que temos e das habilidades do grupo. A partir daí, iniciaremos o ciclo de desenhos, uma série de atividades que é o passo a passo para que cheguem no final de semana com protótipos funcionais que serão utilizados durante o trabalho desenvolvido por eles. Vão colocar a mão na massa e prototipar utilizando ferramentas e materiais diversos como madeira, metal, plásticos e até reutilizando alguns equipamentos”, concluiu.

    Realizado pela RSC e ACP, o curso é financiado pela Universidade de Exeter e pelo Fundo Socioambiental CAIXA. A iniciativa conta com a parceria do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e ICMBio.

    Publicado em 28/06/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30