Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC discute o futuro da restauração ambiental durante XII Simpósio Brasileiro de Sementes Florestais

     

    Nesta terça-feira, 10 de setembro, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) participou do XII Simpósio Brasileiro de Sementes Florestais, realizado em Brasília, como parte do XXII Congresso Brasileiro de Sementes. Organizado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), o evento reuniu especialistas e representantes de diversos setores para discutir o futuro da restauração ambiental e da bioeconomia no Brasil.

    Durante sua apresentação, Anabele Gomes, presidente da RSC, destacou a importância das redes de sementes na geração de renda e no desenvolvimento econômico, além dos resultados alcançados até o momento. “Nossa apresentação foi sobre o papel econômico das redes de sementes, além dos desafios e oportunidades. A ideia foi mostrar os nossos números, o que já fizemos, o que já produzimos e quais são as perspectivas para o Cerrado”, explicou Anabele.

    A presidente da RSC também abordou o passivo ambiental do Cerrado e o potencial econômico da restauração ecológica, ressaltando o impacto positivo que a restauração das áreas degradadas pode trazer, tanto na movimentação financeira quanto na criação de empregos. "Trouxemos para os participantes qual é o passivo ambiental do Cerrado, quanto isso pode movimentar em sementes e geração de emprego na restauração", detalhou Anabele.

    Além das oportunidades, a presidente apresentou os desafios enfrentados pelo setor, como a falta de incentivos financeiros e a alta carga tributária, que dificultam o crescimento da cadeia de restauração ecológica. “Apresentei também os desafios que estamos enfrentando, como a falta de incentivo, e trouxe as duas Notas Técnicas do Redário: a primeira: Tributação sobre sementes nativas pode inviabilizar metas de restauração do Brasil, revela estudo, que impactam negativamente todo o setor de restauração e a segunda sobre os Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Sementes Nativas para a Restauração de Ecossistemas no Brasil”, enfatizou.

    O simpósio contou com a participação de representantes de atores do setor de sementes nativas. Durante o evento foram discutidos sobre Integração de políticas públicas, mercado de carbono e restauração ambiental; Tecnologias inovadoras para análise de sementes florestais; Ambiente e as sementes florestais e Oportunidades em Rede: potencial financeiro do negócio de sementes florestais.

    Publicado em 13/09/2024

    Ed. Imperador, sala 102
    SEPN 513, Bloco D, Lote 38 S/Nº - Asa Norte
    Brasília/DF
    CEP:70769900