Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Renda e Sustentabilidade: site Extra destaca o trabalho realizado por mais de 100 famílias na Região da Chapada dos Veadeiros

     

     

    Em um dos maiores territórios quilombolas do Brasil encontra-se a comunidade Kalunga, localizada na Chapada dos Veadeiros, mais precisamente em Cavalcante (Goiás). Na Região, famílias nativas descobriram no Cerrado uma alternativa sustentável para ganhar a vida. Mais do que sustentabilidade, o grupo tem contribuído com a restauração de áreas degradadas e este trabalho é o que garante a renda extra, em alguns casos a comida na mesa, o sustento de casa, conforme reporta Cristina Ávila em uma matéria publicada no Site Extra.


    Essa história conta com a participação de várias pessoas que foram fundamentais neste processo para a consolidação da coleta de sementes e inúmeros projetos que contribuem para a restauração do Cerrado. Cristina Ávila conta com poesia sobre a trajetória de cada uma delas e como suas vidas se entrelaçam em um determinado momento. Claudomiro Almeida Cortes, fundador da Associação de Coletores de Sementes Cerrado de Pé, que hoje conta com cem famílias associadas, quer plantar na terra o quanto de estrelas que há no céu. Clau, como é conhecido no grupo, defende que é possível, “mostrando com o dedo milhares de sementes caídas na terra na área de plantio das espécies de capins”, cita Cristina.

    Neste processo de restauração, a Muvuca de sementes e a semeadura direta tornaram-se grandes aliadas. O analista ambiental, Alexandre Sampaio conheceu a metodologia da mistura de sementes e disseminação direta no solo por meio da Associação Rede de Semente do Xingu, pioneira na técnica. Experimentos científicos demonstram que a semeadura direta cria plantas muito mais resistentes ao clima árido, além de oferecer alta diversidade genética e custos menores.


    Atualmente, 70% dos coletores são compostos por mulheres. Mulheres que encontraram no Cerrado uma alternativa para obter uma renda. Em parceria com a ACP, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), realiza a comercialização das sementes coletadas pela Associação. A RSC acompanha todo o processo de produção de sementes nativas, desde a coleta até as encomendas e entrega aos produtores. A matéria completa e como é desenvolvido este trabalho você pode conferir pelo link:

    https://bit.ly/RendaeSustentabilidaderecuperandoCerrado

    Publicado em 17/08/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30