A Rede de Sementes do Cerrado (RSC), deu início nesta terça-feira (30), ao processo de contratação de empresa ou pessoa jurídica especializada em captação de recursos. A iniciativa tem como foco fortalecer a sustentabilidade financeira da organização e ampliar o impacto de suas ações em prol da conservação ecológica do Cerrado. Conforme estabelecido no Termo de Referência (TdR), as propostas podem ser enviadas até às 18 horas do dia 10 de outubro.
O TdR define que a empresa ou pessoa contratada será responsável por elaborar um Plano de Captação de Recursos, mapear financiadores, redigir propostas, preparar orçamentos detalhados e apoiar a comunicação institucional da RSC com doadores e parceiros. Também deverá propor mecanismos de sustentabilidade financeira, como doações recorrentes, fundos patrimoniais e modelos alternativos de financiamento.
Para participar do processo seletivo, os interessados devem apresentar carta de intenções/apresentação, currículo resumido e portfólio institucional (no caso de empresas). Entre os requisitos estão: formação superior em administração, comunicação ou marketing; experiência comprovada em captação de recursos no terceiro setor ou em iniciativas socioambientais; familiaridade com temas ligados à conservação, restauração e inclusão social; além de habilidades em elaboração de projetos, indicadores de impacto, prospecção de financiadores e networking.
As propostas serão avaliadas com base em conhecimentos gerais e específicos, habilidades profissionais, experiência comprovada e disponibilidade para viagens. O profissional selecionado atuará em formato home office, com carga horária de 20 horas semanais e base preferencial em Brasília. “Com essa contratação, a RSC busca consolidar sua atuação como referência na conservação da sociobiodiversidade, ampliar a captação de recursos para seus projetos e fortalecer a restauração ecológica inclusiva no país”, explicou Anabele Gomes, presidente da RSC.
As propostas devem ser enviadas, com a pretensão de remuneração, até sexta-feira (10 de outubro) para o endereço eletrônico: presidencia@rsc.org.br. Mais informações podem ser obtidas com Anabele Stefania Gomes, coordenadora do Núcleo de Articulação da RSC e presidente da organização, pelo telefone (61) 9 9954-7355.
Diversidade
A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) reafirma seu compromisso com a promoção da equidade e a valorização da diversidade, adotando políticas afirmativas em seus processos seletivos. Dessa forma, serão priorizadas candidaturas de mulheres, mulheres negras, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCD) e outros grupos historicamente sub-representados. Solicitamos, portanto, que seja informado no momento da candidatura se você se reconhece como parte de algum desses grupos.
Sobre a RSC
Criada em 2001, a RSC é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que se tornou referência na produção de sementes nativas e na articulação da cadeia de restauração ecológica inclusiva. Atuando junto a comunidades tradicionais, pesquisadores, órgãos públicos e parceiros privados, a instituição promove a conservação da sociobiodiversidade do Cerrado e fomenta soluções inovadoras para a regeneração ambiental. Desde 2017, é credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a produção e comercialização de sementes nativas de base comunitária.
Publicado em 30/09/2025