Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Os desafios enfrentados pelas comunidades Kalungas diante das mudanças climáticas e queda no turismo é tema de reportagem da Agência Pública

    Foto José Cícero- Agência Pública

    Os desafios enfrentados pelas comunidades Kalungas é retratado por Rute Pina, repórter da Agência Pública. Além da rotina das pessoas que vivem no quilombo a jornalista conta que esta foi a primeira comunidade no país a conseguir o título internacional de Território e Área Conservada por Comunidades Indígenas e Locais (Ticca). A certificação foi discutida em assembleia com a participação das 39 comunidades que integram o território de 262 mil hectares, nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás.

    O selo ambiental é estratégico para conter nova onda de invasões, mas também alavanca projetos de sequestro de carbono, no entanto sem garantia real de benefício para comunidade e ambiente. A conservação das áreas, fomentou o turismo local, que tornou-se uma fonte promissora de renda, principalmente para as vilas mais próximas de Cavalcante. No entanto, a pandemia da Covid-19 resultou em grande queda para o setor.

    Atingidos por mudanças no regime de chuvas, a seca rigorosa e duradoura que ameaça a sobrevivência dos agricultores familiares que estudam como inovar práticas agrícolas.

    Para conhecer um pouco mais sobre a realidade destes povos, o Cerrado e o trabalho de conservação destas áreas, confira a matéria completa: https://bit.ly/ProtetoresDoCerrado

     

    Publicado em 22/11/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30