Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Mulheres na Conservação: Presidente da RSC é destaque em reportagem publicada pela National Geographic

    Representando a Rede Sementes do Cerrado (RSC), a bióloga Camila Prado Motta foi destaque em reportagem da revista National Geographic que evidencia a iniciativa de mulheres cientistas na preservação do Cerrado. Entrevistada pela repórter Adele Santelli, a Presidente da RSC destaca o trabalho desenvolvido pela organização na recuperação de áreas degradadas do bioma.

    Na reportagem, além de explicar as atividades desenvolvidas pela RSC nos diversos elos da cadeia de restauração ecológica, Camila conta como a muvuca – técnica de semeadura direta baseada no conhecimento tradicional indígena – foi estudada e adaptada para ser utilizada no Cerrado, uma vez que o método desenvolvido pelo Instituto Socioambiental e Rede de Sementes do Xingu há mais de duas décadas era focado na recuperação do ecossistema de transição entre a Amazônia e Cerrado.

    Ao pontuar que as sementes utilizadas na muvuca são coletadas diretamente por comunidades tradicionais que vivem no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e no território quilombola Kalunga, em Cavalcante (GO), a Presidente destaca ainda o êxito deste trabalho desenvolvido por meio da integração entre os diversos agentes envolvidos no processo de recuperação ambiental, como universidades, pesquisadores, governos e comunidades.

     

    A Reportagem

    Além de Camila Motta, a matéria da National Geographic também ouviu a geofísica Renata Libonati e a bióloga Gislaine Disconzi, responsáveis pelo estudo e monitoramento das queimadas e proteção ao Pato-mergulhão, respectivamente.

    Todas as iniciativas destacadas pela reportagem visam a recuperação, proteção e preservação do Cerrado brasileiro – um dos biomas mais devastados do país pela ação humana, especialmente a exploração de atividades agropecuárias.

    A reportagem levantou que, desde o ano de 1985, uma área equivalente ao território do Estado de São Paulo foi devastada no Cerrado. Em três décadas, cerca de 36% do bioma foram consumidos pelo fogo.

    A reportagem completa pode ser conferida neste link: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2021/11/conheca-tres-iniciativas-lideradas-por-mulheres-para-salvar-o-cerrado

    Publicado em 01/12/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30