Desenvolvido pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC) em parceria com a Semeia Cerrado e Associação Cerrado de Pé (ACP), o projeto “Águas Cerratenses: semear para brotar”, que visa restaurar, até 2024, cerca de 800 hectares de Cerrado, é um dos destaques do podcast “Momento Agroecológico” produzido pela rádio do portal Brasil de Fato.
Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, o projeto atua na recuperação de áreas degradadas em Minaçu, Cavalcante, Teresina de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, São João D’Aliança e Niquelândia.
A reportagem de Anelize Moreira, publicada nesta quinta-feira,09, destaca como a iniciativa, com foco no fortalecimento da cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar, tem contribuído para a conservação do Cerrado brasileiro.
Durante a entrevista, a coordenadora do projeto Alba Cordeiro ressalta a importância de envolver a comunidade no processo de recuperação de áreas que já sofreram algum tipo de impacto ou alguma degradação. “Se uma comunidade rural entende que o Cerrado de pé tem valor e se esse valor é mensurado a partir da coleta de sementes, elas conservam, cuidam e se preocupam com a manutenção deles [territórios]. Então esse é o processo: o Cerrado de pé, viabiliza produção de renda, que viabiliza geração de renda, que viabiliza área restaurada”, afirma a bióloga. Confira a reportagem completa e ouça o podcast: Clique Aqui
Publicado em 09/06/2022