Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Lançamento do Livro Frutos e Sementes do Cerrado Atrativos para a Fauna - Guia de Campo

    Dia 15 de março, às 18 horas, no Instituto de Biologia da Universidade de Brasília lançamento do Guia de Campo “FRUTOS E  SEMENTES DO CERRADO ATRATIVOS PARA  A  FAUNA”.

    De autoria do biólogo Marcelo Kuhlmann Peres, mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB), o novo guia de campo inclui a descrição de 150 espécies do bioma Cerrado que são consumidas e dispersas pela fauna, com mais de 1.300 (mil e trezentas) fotos. Conta também com uma seção especial sobre as mais importantes espécies de animais frugívoros do Cerrado, um glossário ilustrado para os termos botânicos e ainda possui uma bela Chave Interativa on-line para auxiliar na identificação das espécies.

    O Cerrado está no coração do Brasil. Fica bem no meio do mapa e faz conexões com outros importantes biomas, mas durante muitos anos foi esquecido até mesmo pela Constituição Brasileira que o ignorou - e ainda ignora -  como patrimônio natural a ser protegido.

    Segundo a Presidente da Rede de Sementes do Cerrado, responsável pela publicação da obra, Magaly Wetzel, o livro contém informações essenciais para os trabalhos técnicos e sensibilizadores daqueles que atuam na luta pela preservação do Cerrado, detalhando-se as características morfológicas, épocas de maturação dos frutos, ambientes de ocorrência, animais atraídos, principais usos e germinação das espécies descritas.

    Magaly informa ainda que a Rede de Sementes do Cerrado busca sempre esse tipo de parcerias técnicas e que mobilizam as comunidades envolvidas em seus projetos visando promover a difusão da informação necessária para o aprofundamento do conhecimento desse bioma e das relações homem/planta/animal, essencial em qualquer programa de preservação que exige uma mudança comportamental. “Esse livro é um presente do Marcelo para o Cerrado”, enfatiza as presidente da Rede de Sementes do Cerrado.
    Baseado na ideia de “conhecer para valorizar”, o autor espera que a obra  possa ser útil a estudantes e profissionais de diversas áreas ambientais e também a todos aqueles interessados em saber um pouco mais sobre o que se esconde nesse maravilho e diverso bioma que é o Cerrado.

    Publicado em 11/03/2012

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30