O primeiro encontro de coletores de sementes da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) com o grupo da Chapada dos Veadeiros aconteceu durante todo o dia 20 de janeiro em Alto Paraíso- GO no Instituto Oca Brasil.
O objetivo foi reunir os coletores e parceiros para propor um novo arranjo institucional de comercialização de sementes nativas do Cerrado destinadas especialmente à restauração ecológica.
O encontro contou com a presença de mais de 40 coletores dos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, Teresina do Goiás, São João d'Aliança, da comunidade Kalunga e instituições como ICMBio/CECAT, OCA Brasil, SEBRAE e UnB, além de apoiadores e representantes da Rede de Sementes do Cerrado.
Iniciou-se contando a história da formação do grupo de coleta da Chapada e como é a demanda de sementes para a restauração por meio da semeadura direta, com base nas ações no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.
Discutiu-se também os aspectos legais da comercialização e os papéis de cada ator nesse processo. Ao final do encontro realizou-se o cadastro dos coletores, definiu-se os compromissos pertinentes e a base de preços das sementes e espécies que serão disponibilizadas para encomenda em 2017 a partir do esforço de coleta nos anos anteriores.
ACOMPANHEM NOSSO TRABALHO!
EM BREVE ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE DA REDE DE SEMENTES DO CERRADO A LISTA DE ESPÉCIES PARA VENDA SOB ENCOMENDA EM 2017.
Publicado em 10/02/2017