Dando continuidade as ações do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, a equipe técnica visitou no dia 22 de maio, o Projeto de Assentamento (P.A.) Santa Maria, localizado em São João D’Aliança (GO). A iniciativa teve como foco acompanhar o desenvolvimento do plantio realizado em dezembro do ano passado.
Coordenadora do projeto, Alba Cordeiro explicou que avaliar o desenvolvimento das espécies é fundamental no processo de restauração. “Estivemos em alguns polígonos onde foi possível observar alguns fatores para melhor acompanhamento da restauração como germinação, características do solo e crescimento das plantas”.
Após visita a pontos da área restaurada, Alba Cordeiro pontuou ainda que foi possível perceber que o desenvolvimento das espécies ocorre de forma heterogênea. “De modo geral, este crescimento irregular é muito comum, por isso é tão importante essas visitas para observarmos como cada área se desenvolve e responde a técnica de de semeadura”, disse.
Restauração
Mais de duas toneladas de sementes, em aproximadamente 60 espécies foram utilizadas nos 100 hectares de área estão em processo de restauração no P.A. Santa Maria. A atividade foi realizada por meio da técnica de semeadura direta associada ao potencial de regeneração natural. Além da participação da comunidade local, a prefeitura de São João D’Aliança, por meio da Secretaria do Meio tem contribuído para execução das atividades.
Publicado em 31/05/2023