Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Em reunião com secretário do Meio Ambiente de Minaçu, equipe técnica do projeto Águas Cerratenses discute iniciativas de restauração

    A equipe do Projeto “Águas Cerratenses: Semear para Brotar”, executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC) em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado de Pé, realizou recentemente uma visita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Minaçu (GO), para discutir o desenvolvimento desta iniciativa que tem como foco restaurar, nos próximos anos, cerca de 800 hectares de Cerrado. Além de Minaçu (GO), o projeto financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, visa beneficiar produtores rurais com passivos para adequação da propriedade a partir do Código Florestal nas cidades de Cavalcante (GO), Teresina de Goiás (GO), Alto Paraíso de Goiás (GO), São João D’Aliança (GO) e Niquelândia (GO).

    Coordenadora do Projeto e CEO da Semeia Cerrado, Alba Cordeiro, explica que o município de Minaçu é um dos parceiros. “Após a aprovação do projeto, fomos fazer este primeiro contato com a equipe para apresentar as metas, atividades a serem desenvolvidas e entender um pouco sobre as demandas voltadas para as áreas de restauração. Nas próximas semanas faremos visitas in loco das áreas com potenciais para restauração”, disse Alba Cordeiro.

    A bióloga destaca ainda, que vários outros projetos sobre restauração ecológica foram mencionados durante o encontro. “Eles comentaram sobre outras iniciativas desenvolvidas pelo município que estão em fase de planejamento e dali surgiram algumas ideias sobre áreas que podemos atuar”, completou. O encontro contou com a participação do secretário do Meio Ambiente, Manoel Candido de Oliveira Neto.

    Dentre os inúmeros benefícios socioeconômicos, o projeto Águas Cerratenses: Semear para Brotar tem como foco fortalecer a cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária, ampliar a geração de renda nas comunidades envolvidas e buscar o envolvimento dos produtores rurais. Toda a coleta das sementes é realizada por associados pertencentes às comunidades rurais, assentados e quilombolas da Região da Chapada dos Veadeiros (GO). Ao comercializar as sementes nativas para a restauração ecológica, a RSC tem desempenhado um importante papel atuando de forma inclusiva e contribuindo para a conservação e restauração deste importante bioma.

     Sobre o Financiador:

    Alinhado ao compromisso da Caixa com o desenvolvimento do Brasil, o Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA), criado em 2010, aplica recursos da empresa para apoiar projetos e investimentos de caráter socioambiental com foco na população de baixa renda.

    Publicado em 04/03/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30