Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Em oficina sobre encomenda de sementes, coletores tiram dúvidas sobre o processo vinculado à coleta


    Oficina de Alinhamento de Pedidos de Sementes – Foto: Jaqueline Orlando

    A equipe da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) realizou nos dias 3 e 4 de agosto uma Oficina de Alinhamento, Pedido e Compra de Sementes com Coletores na Comunidade Quilombola Vão do Moleque, no município de Cavalcante (GO).

    De acordo com Camila Motta, gerente do Projeto Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade, os encontros objetivam sanar dúvidas e trabalhar o cronograma das próximas atividades. “Tivemos a oportunidade de esclarecer questões como os processos vinculados à coleta, que são: a venda, qualidade, organização, pagamento e divisão dos pedidos”, disse.

    Camila Motta ressaltou a importância destas reuniões no qual são passados para os coletores os novos pedidos de encomendas e eles informam quais as sementes de gramíneas, arbustos e arbóreas têm disponíveis caso haja pedidos fora do cronograma. “Este ano mudamos a forma de beneficiamento o que resultou em maior qualidade das sementes vendidas pela RSC. No caso dos Kalungas percebemos um enorme potencial de ampliação de coleta e consequentemente da oferta destas sementes”.

    Além da avaliação do beneficiamento, os coletores apresentaram o levantamento das espécies, quantificação das sementes coletadas e organizaram como serão desenvolvidas as próximas atividades. Em 2019 o grupo já coletou mais de duas toneladas de sementes. Participaram da oficina o presidente da Associação Cerrado de Pé, Claudomiro de Almeida Cortes, o presidente da Associação Quilombo Kalunga (AQK), Vilmar Souza Costa, a equipe da Rede de Sementes do Cerrado e 27 coletores.


    Oficina de Alinhamento de Pedidos de Sementes- Foto: Luana Santa Brígida

    Publicado em 16/08/2019

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30