Com o objetivo de fortalecer o conhecimento dos coletores sobre o manejo de recursos naturais e aperfeiçoar as práticas daqueles que já atuam na coleta de sementes nativas para restauração em áreas degradadas, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e a Associação Cerrado de Pé (ACP) promoveram, na quinta-feira, 08, o terceiro encontro de capacitação dos coletores da Comunidade Kalunga Vão do Moleque, em Cavalcante (GO). O evento ocorreu na comunidade Capela.
Vice-presidente da RSC e Coordenadora do Núcleo de produção de sementes, Natanna Horstmann, explicou que neste módulo o foco foram as sementes de árvores. Conforme a vice-presidente, o curso proporciona aos coletores uma formação completa sobre o manejo de sementes de árvores. "Os participantes são orientados sobre as melhores práticas para a coleta, garantindo a viabilidade das sementes, e são instruídos sobre técnicas de beneficiamento, que incluem limpeza, secagem e armazenamento adequado. Esse conhecimento é muito importante e garante a qualidade das sementes utilizadas nos projetos de restauração, contribuindo para o sucesso das iniciativas de restauração nas áreas degradadas do Cerrado”, acrescenta.
Coordenadora do Núcleo de produção de sementes, Natanna Horstmann, |
Além das aulas teóricas, o curso incluiu atividades práticas. "Neste módulo sobre árvores, trabalhamos intensivamente a coleta de sementes em altura, utilizando o podão, uma ferramenta essencial para esse tipo de tarefa. Antes, a Cerrado de Pé não possuía podões, mas conseguimos adquiri-los por meio do Projeto Copaíbas e os doamos aos coletores. Assim, os participantes puderam aprender a coletar sementes de árvores altas com as ferramentas apropriadas, fazendo deste um diferencial importante do curso," explicou Natanna Horstmann.
Financiado pelo Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, este é o terceiro módulo de capacitação no Vão do Moleque. |
Financiado pelo Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, este é o terceiro módulo de capacitação no Vão do Moleque, que visa fomentar a restauração do Cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil. O primeiro e segundo módulo envolveu coletores das comunidades Maiadinha, Corrente e Boa Sorte localizadas na zona rural de Cavalcante e do município de Teresina de Goiás.
Entrega dos Capins e Arbustos
Além de participarem da capacitação, os coletores da ACP realizaram a entrega das sementes de capins e arbustos que foram coletadas no primeiro semestre deste ano. Essas sementes foram encaminhadas para a Casa de Sementes, onde passarão por um processo de homogeneização. Este procedimento envolve a limpeza, seleção e mistura das sementes, assegurando que estejam prontas para a restauração. A entrega das sementes aos projetos de restauração acontece em novembro que é quando iniciam os plantios.
Os coletores da ACP realizaram a entrega das sementes que foram coletadas no primeiro semestre deste ano. |
Publicado em 13/08/2024