Dando continuidade ao curso sobre Coleta de Sementes Nativas, para novos coletores na comunidade quilombola Vão do Moleque, em Cavalcante (GO), a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP) realizam no dia 11 de maio, o segundo módulo da formação.
Técnica responsável pela produção de sementes da RSC, Natanna Hostmmann, explicou que no primeiro módulo o grupo aprendeu a identificar as espécies e de que forma fazer a coleta e beneficiamento, neste segundo encontro será discutido sobre os acordos coletivos de cada espécie. “Vamos levar bastante material para simular uma entrega de sementes, assim o coletor vai entender certinho como fazer desde a coleta até que as espécies cheguem a casa de sementes. A ideia é passar tanto pelos acordos coletivos, quanto pelo processo de beneficiamento até a entrega”, disse.
No primeiro módulo o grupo estudou sobre temas como motivos da coleta, como funciona este mercado e principalmente as atividades que envolvem a base onde estão os coletores. Vale lembrar que a formação de novos coletores tem sido realizada com o apoio do FUNBIO por meio do Programa Copaíbas.
Copaíbas
Executado pelo FUNBIO, o Programa Copaíbas é viabilizado por recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas. O Programa tem como objetivo contribuir para a redução do desmatamento, por meio do apoio a estratégias que promovam a conservação de florestas e áreas de vegetação nativa na Amazônia e no Cerrado, resultando também em melhores condições de vida para populações tradicionais e povos indígenas.
FOTO: Cibele Santana
Publicado em 10/05/2023