Respeitando todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação da Covid-19, a Associação de Coletores Cerrado de Pé realizou, no último sábado,10, o plantio de mais de 15 espécies nativas em 1 hectare de área da nascente do Córrego dos Ingleses. A iniciativa faz parte do projeto de restauração ecológica das áreas devastadas pelos incêndios de 2017, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e conta com o apoio de empresas privadas de transporte regular.
A semeadura direta foi um dos métodos de plantio utilizado. Na muvuca de sementes foram usadas espécies como Copaíba, Angico-Branco, Carne-de-Vaca, Fedegosão, dentre outras. Vale lembrar que essas espécies estão na lista de sementes nativas do Cerrado comercializadas pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC) em parceria com a Cerrado de Pé. As sementes são coletadas por pequenos produtores rurais, assentados e quilombolas do território Kalunga que integram a Associação.
Integrante da equipe técnica do Projeto “Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade”, desenvolvido pela RSC, a bióloga Jaqueline Orlando, que participou da ação, destaca o preparo da área para a realização do plantio. “Com os incêndios ocorridos em 2017, morreram muitos Buritis e caíram várias árvores deixando esta área suscetível à erosão e à invasão de espécies exóticas, que impedem a regeneração das mudas de espécies nativas, e ainda, produzem biomassa (quando secam) tornando-se desta forma, combustível em caso de novos incêndios. O manejo destas espécies invasoras, feito pelos brigadistas do ICMBio antes do plantio, foi fundamental para o preparo da área e contribui muito com o sucesso da restauração”, completou.
É importante ressaltar que a comercialização de sementes nativas do Cerrado faz parte das ações do Projeto Mercado de Sementes e conta com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e do Instituto Caixa Seguradora. Além da conservação ambiental, a iniciativa gera renda para cerca de 60 famílias que vivem na região da Chapada dos Veadeiros.
Publicado em 16/04/2021