Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Aula prática do curso de Coleta de Sementes para Restauração do Cerrado acontece neste sábado na Flona

    Foto: Allf Lima

     

    Produtores do entorno do Distrito Federal inscritos no curso Coleta de Sementes para Restauração do Cerrado, participam neste sábado, 11, das 8h30 às 12h, da aula prática que será realizada na Floresta Nacional de Brasília (Flona). O encontro tem como foco tirar dúvidas acerca dos temas estudados, complementar as atividades teóricas, promover a interação entre os participantes e possibilitar na prática, a coleta das sementes.

    Além de dados sobre o Cerrado brasileiro, a savana mais rica em biodiversidade, neste primeiro módulo das aulas semipresenciais, foi abordado sobre o conceito de Cerrado, tipos de vegetação, restauração ecológica, método da semeadura direta e como ocorre a formação das sementes e reprodução das plantas. No total serão disponibilizados seis módulos com duas aulas práticas de campo.

    Coordenador da atividade na Flona, Gustavo Paiva, explicou que para facilitar o acompanhamento e sistematização dos trabalhos, os cursistas serão divididos em equipes com funções distintas dentro de cada grupo. “Nós temos muitos inscritos e o ideal é que as aulas práticas aconteçam com até 20 cursistas. Caso necessário iremos propor um calendário com mais atividades em campo para que todos consigam assimilar o conteúdo. Serão quatro técnicos para tirar dúvidas, ensinar sobre a coleta e também acompanhar o uso correto das ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPIs) ”, disse.

    Realizado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), e a Associação dos Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (Aprospera), ação conta com a parceria da Flona, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Tikré e Caminhos da Semente.

    Publicado em 10/06/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30