Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Associação Cerrado de Pé recebe apoio para restaurar áreas degradadas na Chapada dos Veadeiros

     

    Empresas da iniciativa privada deram início ao projeto que visa de colaborar com a restauração de áreas degradadas do Cerrado e com a geração de renda para pequenos produtores rurais e quilombolas da região da Chapada dos Veadeiros. A informação é do Portal Comunique-se.

    Segundo a reportagem, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), uma unidade de conservação gerida pelo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), começa a receber a partir desta semana, ajuda de empresas de transporte regular como a Rápido Federal e a Real Expresso. O Termo de Reciprocidade firmado entre as viações e o ICMBio irá beneficiar diretamente a Associação de Coletores Cerrado de Pé, que realiza a coleta de sementes nativas do bioma usadas na restauração ecológica.

    Para o Presidente da Cerrado de Pé, Claudomiro de Almeida Cortes, a ajuda chega em boa hora, já que os incêndios e desmatamentos vêm destruindo muitas nascentes, veredas, matas ciliares do Cerrado. “Estamos falando de um Bioma que é o berço das águas. Temos muito a recuperar e todos os anos, infelizmente, a região sofre com as queimadas”, alerta Claudomiro.

    Ainda conforme o Portal, inicialmente, será restaurada a área destruída pelos dois maiores incêndios ocorridos região em 2017. O local é conhecido como o Córrego dos Ingleses e fica próximo ao vilarejo de São Jorge. O plantio para a restauração desta área será realizado por meio da técnica denominada semeadura direta e se estenderá até dezembro de 2021.

    Vale lembrar que, as sementes da Associação Cerrado de Pé são comercializadas pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC) através do Projeto “Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade”, que conta com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e do Instituto Caixa Seguradora. Além da conservação ambiental, a iniciativa gera renda para pequenos produtores rurais, assentados e quilombolas do território Kalunga, que integram a Associação.  

     

    Texto: Com informações do Portal Comunique-se 

    Fotos:  Facebook da Cerrado de Pé

     

    Publicado em 11/03/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30