Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC bate recorde de vendas em 2020 e garante cerca de R$200 mil reais às famílias envolvidas na comercialização de sementes nativas do Cerrado

    Foto: Dudu Coladetti
                                                                                                                                                                                              Foto: Dudu Coladetti

     

    Durante a oficina ministrada virtualmente pela consultora Regina Erismamm, na última terça-feira,22, para definir uma prévia de preços das sementes nativas do Cerrado a serem vendidas no próximo ano, coletores da Associação Cerrado de Pé e equipe técnica da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) apontaram resultados e conquistas da comercialização em 2020.

    De acordo com a Presidente da RSC, Camila Motta, embora 2020 tenha sido difícil em muitos aspectos devido a pandemia, foi o melhor ano no que tange à comercialização de sementes nativas do Cerrado. “Tivemos 35 contratos de vendas de sementes firmados que resultou em mais de R$200 mil reais repassados às famílias de coletores da Associação Cerrado de Pé. Foram mais de 40 famílias envolvidas no processo de coleta de sementes para a restauração. Estamos desenvolvendo um Plano de Negócios para profissionalizar a comercialização e um Plano de Marketing para ampliar ainda mais as vendas.  Entrar 2021 com bons resultados nos motiva a seguir firmes e fortes nesta luta pela conservação do Cerrado e geração de renda para as comunidades locais”, destacou a Presidente ao adiantar as expectativas para o próximo ano.

    2020 também foi um ano positivo para a Associação Cerrado de Pé. “A aquisição de uma caminhonete foi uma grande conquista da Associação assim como as vendas das camisetas, a construção dos banheiros e ampliação do muro, já que os pássaros estavam entrando dentro do galpão de sementes. Este ano nós tivemos muito apoio de voluntários que tiveram um papel fundamental para a Associação. E outro ponto que deve ser destacado são áreas de restauração, uma vez que a Cerrado de Pé começou a prestar este serviço”, pontuou Cíntia de Oliveira Silva Carvalho, Diretora Secretária da Cerrado de Pé.

    Para o Presidente da Associação, Claudomiro de Almeida, 2020 foi um ano histórico. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Nós temos melhorado bastante os resultados e isso deixa os coletores animados e cada vez mais motivados”, acrescentou o Presidente.

    É importante ressaltar que a comercialização de sementes nativas do Cerrado é realizada por meio do Projeto “Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade”, desenvolvido pela RSC em parceria com a Associação Cerrado de Pé.  A iniciativa conta com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e do Instituto Caixa Seguradora. Utilizadas na restauração ecológica pelo método de plantio denominado semeadura direta, essas sementes são coletadas por pequenos produtores rurais, assentados e quilombolas que integram a Cerrado de Pé.

    Publicado em 05/01/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30