Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Restauração: o papel da RSC na conservação do meio ambiente


    Foto: Plinio Suzuqui

    Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho. A data é celebrada com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância de conservar os recursos naturais, debater os problemas ambientais e discutir as ações que podem reduzir seus impactos.

    Considerada uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) vem dando sua contribuição na conservação do meio ambiente. Por meio do método de plantio denominado semeadura direta, a Organização realiza a restauração do Cerrado.

    Gerente da RSC, a bióloga Camila Motta lembra que além de ser o segundo maior do Brasil, o Cerrado é o bioma mais degradado do país. A degradação dele interfere na oferta da água doce, uma vez que as nascentes dos principais rios se encontram no cerrado brasileiro. “A Rede de Sementes do Cerrado atua nos dois braços para o fomento da semeadura direta no Cerrado com a capacitação em coleta de sementes para comunidades locais e a restauração ecológica que nos permite trabalhar em prol do meio ambiente como um todo, trazendo melhorias dos habitats naturais e funções ecossistêmicas tão importantes para o funcionamento do planeta, como transferência de energia, ciclagem de nutrientes, regulação de gás, regulação climática, ciclo de água entre outras ações”, explicou a bióloga Camila Motta.

    Vale ressaltar que, o processo de restauração do Cerrado é realizado através do Projeto Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade, por meio do qual, a RSC já restaurou aproximadamente 100 hectares de áreas no cerrado no Estado de Goiás e no Distrito Federal.

    Publicado em 05/06/2019

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30