Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Em parceria com instituições RSC promove Dia de Campo

    O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO), recebe nesta sexta-feira, 29, a partir das 10h, profissionais que atuam em projetos de restauração de instituições públicas e privadas, para o Dia de Campo Restauração Ecológica e Semeadura Direta.

    O evento, realizado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), faz parte do cronograma de ações do Projeto Mercado de Sementes e Restauração: Promovendo Serviços Ambientais e Biodiversidade que tem como objetivo divulgar ações e técnicas bem sucedidas de restauração de Cerrado.

    Para execução das atividades, serão utilizadas sementes nativas de gramíneas, arbustos e árvores do Cerrado, como capim-andropogon-nativo, capim rabo-de-burro, amargoso, fedegosão, cajuí, maria-preta, mirindiba. Todas as sementes são coletadas na Região pelas famílias de coletores da Associação Cerrado de Pé e comercializadas pela RSC, que fomenta a cadeia produtiva de sementes nativas e contribui na conservação e restauração do Cerrado.

    A gerente do Projeto, Camila Motta, explicou que a atividade é profissionais que atuam em projetos de restauração de instituições públicas e privadas.  “Realizaremos nesta sexta, a demonstração do plantio de semeadura direta utilizando maquinário agrícola e também a visitação nas áreas em processo de restauração. A participação de profissionais que atuam na área é fundamental para o desenvolvimento desta ação, e além da troca de experiências, será uma oportunidade divulgar a restauração do bioma por meio da semeadura direta”, reforçou.

    Programação

    Conforme programação, no Dia de Campo, será abordado sobre Muvuca; Mistura da muvuca e preparação do Maquinário; Demonstração do plantio utilizando maquinário; Troca de experiências Restauração do Cerrado entre os parceiros e, visita a áreas em restauração.

    Ação

    O Dia de Campo, acontece em parceria com a SEMEIA Cerrado, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (PNCV/ICMBio), o Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC/ICMBio), e o Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros (UnB Cerrado/CER), e faz parte das atividades do VII Encontro de Pesquisadores e Sociedade da Chapada dos Veadeiros.

    Publicado em 27/11/2019

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30