Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Dia de Campo: 3 meses após plantio, plantas geminam e crescem restaurando áreas degradadas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

    A poucos dias de completar 3 meses do plantio realizado por meio de semeadura direta realizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros  durante o Dia de Campo promovido, no final de novembro do ano passado, pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC) em parceria com várias instituições, é possível  perceber a geminação de algumas espécies.

    A bióloga e professora do departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), Isabel Schmidt, relembra que para apresentar o método da semeadura direta aos pesquisadores e profissionais, que atuam na restauração do Cerrado e que participaram do evento, foi realizado o plantio de 1 hectare no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. “A restauração da área degradada no Parque foi realizada para difundir e detalhar como é utilizada a técnica da Semeadura Direta e como fazer a Muvuca de Sementes”, explicou a professora ao ressaltar que, por meio de ações como esta, mais de 60 hectares foram  semeados em 2019, através da técnica, no Parque da Chapada dos Veadeiros somando aos mais de 100 hectares restaurados desde o início do Projeto em 2012.

    O plantio mecanizado realizado durante o Dia de Campo utilizou de implementos agrícolas demonstrando os benefícios da semeadura direta, uma vez que, por meio desta técnica, é possível restaurar grandes áreas com preços relativamente baratos.

    Na demonstração foram utilizadas sementes de amargoso (Lepidaploa aurea), capim (C Andropogon fastigiatus),  capim rabo-de-burro, fedegosão, cajuí, maria-preta, mirindiba que recém-geminadas transformaram em plântulas que crescem ajudando na restauração do Parque em áreas que já foram degradadas por pastagens.

    Vale lembrar que, a iniciativa faz parte das ações promovidas pelo Projeto Mercado de Sementes e Restauração: Promovendo Serviços Ambientais e Biodiversidade. O projeto, desenvolvido pela RSC, conta com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e do Instituto Caixa Seguradora.

    A realização do Dia de Campo fez parte do VII Encontro de Pesquisadores e Sociedade da Chapada dos Veadeiros e contou com a participação de 140 profissionais que atuam na área. O evento contou com a parceria de instituições como a SEMEIA Cerrado, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (PNCV/ICMBio), o Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC/ICMBio) e o Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros (UnB Cerrado/CER).

    Publicado em 19/02/2020

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30