Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Capacitação em restauração ecológica para agricultores e o papel social do projeto Mercado de Sementes na vida das coletoras são os destaques do mês de março na RSC

    As atividades da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) durante o mês de março foram marcadas por parcerias que culminaram em curso de capacitação e também, por homenagem às coletoras da Associação Cerrado de Pé em virtude do dia Internacional da Mulher.

    Em parceria com a Rede Bartô, a Rede de Sementes do Cerrado, através do Projeto Mercado de Sementes e Restauração: Promovendo Serviços Ambientais e Biodiversidade, realizou nos dias 11 e 12 de março, o curso de restauração ecológica e coleta de sementes nativas do Cerrado para agricultores do P.A Rosely Nunes

    A iniciativa, que faz parte do projeto “Agroflorestas Prestadoras de Serviços Ecossistêmicos” desenvolvido pela Rede Bartô com apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), foi realizada com o intuito de capacitar em restauração ecológica e coleta de sementes, os agricultores do Assentamento.

    O evento contou com a participação da Tikre, uma vez que, a empresa de consultoria especializada em restauração, é a responsável por este processo no assentamento, onde a restauração ocorrerá em conjunto com os assentados.

    Em comemoração ao dia da mulher, foi destacado o papel social do projeto Mercado de Sementes e Restauração: Promovendo Serviços Ambientais e Biodiversidade tem cumprindo, desenvolvido pela Rede de Sementes do Cerrado com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e do Instituto Caixa Seguradora. Além da conservação ambiental, a RSC vem realizando, há dois anos, a restauração do Cerrado e contribuído também com o desenvolvimento social, sobretudo, no que tange ao empoderamento feminino na região, uma vez que a coleta de sementes tem gerado renda às mulheres coletoras.

    Fevereiro

    Em fevereiro, as atividades giraram em torno dos resultados do Dia de Campo promovido, no final de novembro do ano passado, pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com várias instituições. Na oportunidade, foi mostrada a geminação de algumas espécies plantadas, por meio de semeadura direta, durante o evento.

    Em 2019, a UnBTV acompanhou o VII Encontro de Pesquisadores da Chapada dos Veadeiros que fez parte do Dia de Campo. Na reportagem, a UnBTV mostrou que, na contramão do desmatamento, moradores da Chapada dos Veadeiros e pesquisadores se empenham na restauração de áreas degradadas por pastagens e incêndios. Todos os anos, eles se reúnem em Alto Paraíso para discutir pesquisas que ajudam a trazer o Cerrado de volta.

    Publicado em 31/03/2020

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30